O sedentarismo é um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis, como problemas cardiovasculares, cânceres e diabetes. Para incentivar a população à prática de atividade física, a prefeitura de Mâncio Lima através da Secretaria Municipal de Saúde e o Ministério da Saúde, iniciaram a implantação de mais uma Academia Pública de Saúde. A nova Academia está sendo construída ao lado da Escola Pe. Edson no Bairro José Martins.
O programa tem como principal objetivo contribuir para a promoção da saúde da população a partir da implantação de pólos com infraestrutura, equipamentos e quadro de pessoal qualificado para a orientação de práticas corporais, atividades físicas, lazer, com dicas para um modo de vida saudável.
O Secretário de Saúde Josianis Araújo, fala “da importância do Programa e sua aceitação pela população”. Lançado no ano passado pelo Ministério da Saúde, o programa Academia da Saúde estimula a criação de espaços adequados para a prática de atividades físicas e lazer. Ele lembra que a obesidade é um grave problema de saúde, que tem afetado não somente os adultos, mas também a população jovem. “É imprescindível a prioridade na adoção de práticas mais saudáveis de vida, na alimentação e na prática de exercícios. Somos cada dia mais sedentários, e precisamos mudar esse hábito”.
Segundo o prefeito Cleidson Rocha “Espaços como esses são importantes, porque queremos nossa população vivendo mais e evitando doenças futuras por falta de atividades físicas. Estamos sempre preocupados em oferecer uma saúde digna para todos.
Os principais benefícios com a prática de exercício são: redução da pressão arterial e dos níveis de colesterol, queima de calorias, controle de diabetes, fortalecimento muscular e ósseo, melhora na capacidade pulmonar e na flexibilidade das articulações e o combate e prevenção das doenças cardiovasculares.
Informações – Ascom Mâncio Lima
Zehilton Rodrigues