Comunidade Jurupari está prestes a voltar ao período em que doentes são carregados durante dias em lombo de animais.
O professor e um dos líderes da Comunidade Jurupari, localizada entre os municípios de Feijó e Manoel Urbano, Antônio Assunção dos Santos, diz que os moradores já estão cansados de promessas relacionadas à instalação da energia elétrica, através do Programa Luz Para Todos. Segundo ele, seriam necessários 34 quilômetros de rede elétrica para que os cerca de 300 moradores, finalmente tivessem energia em casa.
Segundo relato de Assunção, por várias vezes já houve medição e levantamento do trecho, mas a instalação até hoje não se concretizou. “Aqui só tem energia na casa daqueles moradores que tem condições de comprar um gerador e bancar o combustível. Aqueles que querem assistir um jornal procuram essas casas. A energia é um sonho que almejamos muito, mas estamos cansados de promessas”, diz ele.
O morador acostumado com o trecho da rodovia, não acredita em tráfego permanente a partir desse ano e já demonstra preocupação com o novo período de isolamento. “Quando a BR fecha a gente tira uma pessoa com problema de saúde pra Feijó navegando três dias de barco, ou pela estrada em lombo de animais por dois dias ou mais. É um período muito difícil”, conclui.
Da redação do Tribuna do Juruá