Josianis garantiu que sua administração está sendo desempenhada com transparência, em pouco tempo realizou trabalhos que pareciam ser impossíveis.
A secretaria municipal de saúde do município de Mâncio Lima passa por períodos de transformação desde que Josianis Araújo Rodrigues assumiu a gestão da secretaria a convite do prefeito Cleidson Rocha (PMDB). O secretário concedeu uma entrevista a equipe do jornal Tribuna do Juruá para falar dos principais avanços e desafios enfrentados em quase quatro anos à frente da secretaria.
Mâncio Lima possui atualmente seis unidades de saúde, sendo a mais recente que deverá ser inaugurada nos próximos meses. Ao assumir a pasta de secretário, Josianis relata que sua maior preocupação era efetivar o quadro funcional de agentes comunitários, com isso, houve um salto de 16 para 40 agentes.
Josianis é formado em Ciências Biológicas e pós-graduado em Gestão Escolar pela Universidade Federal do Acre (UFAC). Já assumiu um mandato de vereador, na oportunidade foi secretario da Câmara Municipal. Também atuou com professor e vice-diretor de escola.
Tribuna do Juruá- Como o senhor pode avaliar a situação da secretaria municipal de saúde de Mâncio Lima atualmente?
Josianis Rodrigues- A secretaria municipal de saúde hoje goza de um reconhecimento da população pelo trabalho desenvolvido. Quando eu assumi tive uma preocupação de aparelhar a secretaria, principalmente as unidades de saúde com condições para que nossos servidores pudessem desempenhar melhor trabalho.
Adquirimos materiais hospitalares para as unidades de saúde e logo após essa etapa de estruturação, passamos então a trabalhar com os recursos humanos efetivando e profissionalizando funcionários nos cargos porque até nossa gestão a secretaria quase não tinha funcionários efetivos.Nós saltamos de 16 para 40 agentes comunitários.
Tribuna do Juruá- Quais foram as suas principais prioridades?
Josianis Rodrigues- Uma das principais prioridades na minha gestão foi a construção de duas unidades de saúde com padrões aceitáveis pelo Ministério da Saúde, já que as mais antigas foram feitas em espaços reaproveitados ou ampliados.Outro ponto importante a ser mencionado foi a implantação de um laboratório municipal, uma vez que a população de Mâncio Lima vivia a mercê dessas necessidades, tendo que se dirigir até Cruzeiro do Sul para realizar exames.
Tribuna do Juruá- O laboratório veio para atender a necessidade da população, os exames são realizados frequentemente?
Josianis Rodrigues- Desde 2010 quando construímos o laboratório estamos realizando diariamente mais de 20 tipos de exames, o que equivale a mais de 400 exames por mês. Estamos também implantando o PSA (Antígeno Prostático Especifico) exame de diagnóstico do câncer de próstata, que é muito importante para a saúde do homem.
Tribuna do Juruá- Quais foram às ações de melhoria na saúde para o município de Mâncio Lima?
Josianis Rodrigues- Uma das principais importâncias da secretaria de saúde foi a questão da prevenção de trabalhar a atividade física nas comunidades, além de palestras, conseguimos também implantar a primeira academia pública na comunidade do Guarani e agora outra bem mais estruturada que será construída aqui no centro do município.Implantamos também a equipe de saúde bucal na comunidade Colônia de São Francisco que é o maior bairro da cidade.Lá nós construímos uma nova unidade oferecendo todos os serviços de enfermeiros, médicos e dentistas.
Tribuna do Juruá- O que o senhor considera como principal desafio?
Josianis Rodrigues- Um dos principais desafios é levar a equipe médica às comunidades ribeirinhas e rurais, em virtude da carência de profissionais médicos, como não temos profissionais suficientes e os que têm já possuem três ou quatro vínculos, isso faz com que o atendimento se torne um pouco mais demorado.
Tribuna do Juruá- Quais são as novas ações de melhoria na área de saúde para o município de Mâncio Lima?
Josianis Rodrigues- O Ministério da Saúde está lançando a rede cegonha que está se preocupando com a mãe que tem como objetivo reduzir o índice de mortalidade materno infantil, além do acompanhamento desde o pré-natal até o nascimento. Praticamente no término de meu mandato tenho também como prioridade a conclusão da academia no centro da cidade. Também estamos fazendo um trabalho de prevenção à saúde mental como álcool e outras drogas.
Tribuna do Juruá- Como está sendo controlada a malária nesse período de inverno? Houve redução em relação ao mesmo período do ano passado?
Josianis Rodrigues- A malária ainda é o nosso maior problema, mas em relação há anos anteriores eu posso dizer que estamos numa situação estável. Estamos recebendo os investimentos do fundo global. Está chegando mais mosqueteiros, inclusive já recebemos os testes rápidos para que possamos obter diagnósticos rápidos. Isso facilitará a quem estiver bem longe para que o agente possa verificar e medicar o paciente com mais agilidade.
Nessa época é propício para a epidemia, é claro que tende a ter um acréscimo, mas nós estamos trabalhando para solucionar esse problema, e mesmo assim já houve bastante redução.
Tribuna do Juruá- No último ano de sua gestão, o senhor sente que está cumprindo sua missão como deveria ser?
Josianis Rodrigues- Eu e minha equipe temos procurado fazer o melhor possível. Eu tenho convicção de que mesmo sabendo que o financiamento de saúde não é suficiente, mas quando fazemos com transparência e honestidade nós conseguimos fazer muito. Por isso que em tão pouco tempo conseguimos fazer coisas que, inicialmente, pareciam ser impossíveis.
Tribuna do Juruá – Já no final de seu mandato, que mensagem o senhor deixaria para a população de Mâncio Lima?
Josianis Rodrigues – A mensagem que deixo é de agradecimento ao apoio da população que tanto tem nos dado no empenho e que a comunidade cada vez mais participe das políticas sociais para que possam não apenas compreender, mas também acompanhar o desenvolvimento da saúde no município.
Tribuna do Juruá – Eliana Andrade