
O superintendente Regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), em Rondônia e Acre, Fabiano Cunha, garantiu durante uma entrevista concedida ao noticiário Bom dia Juruá, da Rádio Juruá FM, que o trabalho de recuperação da BR-364 será feito nos próximos meses, com o início do período de verão.
Fabiano Cunha explicou que após o Dnit assumir a rodovia foi realizado um planejamento em duas etapas, sendo um contrato de manutenção e a conservação de todo trecho da BR-364 entre Cruzeiro do Sul e Rio Branco para garantir o tráfego. Ele afirma que o trabalho de recuperação está garantido e que ao final do verão a BR estará em plenas condições de tráfego.
“Hoje a BR-364, de Rio Branco a Cruzeiro do Sul, está totalmente coberta por contrato de manutenção, e esses contratos vão garantir ao longo desse ano o trafego sem interrupção. Vamos fazer o trabalho de tapa buracos, limpeza e desobstrução de galerias, enfim, trabalhos superficiais para garantir a trafegabilidade ao longo de 2015. Nós contratamos manutenção e conservação rodoviária para todo o segmento”, destacou o superintendente.
Cunha relatou que seria inviável realizar qualquer trabalho durante o período do inverno Amazônico.
“Os usuários da rodovia sabem que ela não está em boas condições, mas nós também não poderíamos jogar fora o dinheiro público e fazer qualquer trabalho, pois tivemos muitas chuvas. Agora que se inicia o verão nós teremos de 03 a 04 meses para mostrar o trabalho do Dnit, e eu convido os usuários para percorrer a rodovia ao final do verão e constatar o trabalho realizado”, relatou.
Segundo o superintendente os trabalhos técnicos e o padrão de trabalho do Dnit são diferentes do que vinham sendo executados.
“Agora o trabalho que estamos fazendo é um trabalho planejado, responsável e de controle técnico, não quero dizer que não é o que vinha sendo feito antes, mas existe uma metodologia de trabalho diferente, e essa metodologia juntamente com os recursos que nós vamos investir vai garantir que o trafego não seja interrompido em momento algum”, garantiu.
Existe o projeto para reconstruir o trecho da BR-364 entre Sena e Rio Liberdade para 2016
“Entre Sena Madureira e o Liberdade, que é o trecho mais crítico, esse trabalho não vai resolver, também não vai resolver o trabalho de restauração rodoviária, por isso nós estamos trabalhando com um projeto mais arrojado que nós chamamos de reconstrução. Nós vamos reconstruir toda rodovia, vamos enlanguescer a plataforma, colocar encostamento, construir drenos de equilíbrio”, falou.
De acordo com o superintendente os recursos para a manutenção e recuperação da rodovia não são garantidos por anos consecutivos, para a garantia dos recursos é necessário a elaboração de planos, trabalho esse que está sendo realizado pela equipe técnica do órgão.
“Os recursos são anuais, estamos trabalhando com planejamento junto com a equipe técnica. O trabalho técnico de projeto, levantamento e licitação será feito em tempo hábil. A garantia de recursos será feita mediante a votação no congresso federal e pela disponibilização dos recursos pelo governo federal”, finalizou.
Por Vanisia Nery
Com informações de Genival Moura