A Lua cheia vai estar bem maior no próximo dia 23. O fenômeno só voltará a ocorrer, com tanta intensidade, daqui há 18 anos. A bela visão poderá ser vista do dia 21 até o dia 25. Aproveite bem estas noites ou terá que esperar 18 anos para ter uma nova visão da Lua tão próxima de nós.
No próximo dia 23 de junho, domingo, os acreanos poderão presenciar a Lua cheia mais linda das últimas décadas. É que ela estará bem mais próxima da Terra do que o normal e vai aparecer 14% maior e 30% mais brilhante, nos céus dos acreanos.
A superlua, um fenômeno em que o satélite natural da Terra fica maior e mais brilhante do que o comum em uma Lua cheia, acontecerá no dia 23 de junho. Este também será o encontro mais próximo da Terra com a Lua do que todo o ano de 2013.
A superlua acontece quando a Lua chega ao seu ponto mais próximo da Terra. O fenômeno é também chamado de “perigeu lunar”, já que a órbita lunar tem o formato de elipse, e não de círculo. As Luas cheias variam de tamanho por causa de sua órbita oval. O trajeto elíptico tem um lado (perigeu) cerca de 50 mil km mais perto da Terra do que o outro (apogeu).
No dia 23 de junho, a Lua estará a apenas 357.000 quilômetros de distância da Terra, ou seja, cerca de 50.000 quilômetros a menos do que quando ela está mais afastada, no chamado apogeu.
Para quem quer tirar belas fotos, o melhor momento para observar a Lua é quando ela ainda está perto do horizonte. Em contraste com árvores e prédios, ela parecerá ainda maior.