Durante este final de semana o Tribunal de Justiça do Estado do Acre, promoveu mais uma etapa de um projeto que tem o objetivo de facilitar a união dos casais que pretendem firmar o compromisso do casamento. Durante cerimônias realizadas nos municípios de Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima e Rodrigues Alves, 450 casais tiveram a oportunidade de concretizar o sacramento matrimonial na presença da Juíza de Direito Ana Paula Sabóia Lima.
Em Cruzeiro do Sul o casamento coletivo aconteceu no Teatro dos Náuas, na noite de sexta-feira (28). Muitos casais ainda jovens que estavam em noivado confirmaram os votos de compromisso do matrimonio diante das autoridades civis e religiosas que também que comparecerem testemunhar e para complementar o ritual com a parte sacramental. Outros casais já moravam juntos, mas só agora decidiram fortalecer ainda mais os laços familiares. Desses, alguns já idosos com longos anos de convivência.
Na noite de sábado (29) mais 150 casais fizeram o mesmo em Mâncio Lima e no domingo (30) a cerimônia foi realizada em Rodrigues Alves para mais 150. Em Rodrigues Alves, no Parque Municipal, mais de 1000 pessoas, entre familiares e amigos, prestigiaram a solenidade. Entre os convidados, muitos filhos tiveram a oportunidade de presenciar o casamento dos pais.
Após 20 anos de união estável, Ruster Francisco Batista, secretário de obras de Rodrigues Alves, e a professora, Edna da Silva Lima, entenderam que chegou a hora de oficializar o relacionamento. Eles levaram os dois filhos, uma adolescente de 10 anos de idade e o mais velho com 19 anos, para testemunhar o casamento.
“Na igreja a gente aprende que para não vivermos no adultério, temos que firmar esse compromisso. Além disso, o casamento aumenta os nossos laços afetivos. Por isso, aproveitamos essa oportunidade para oficializar a nossa união” – disse Batista.
Para o encerramento dos casamentos coletivos em Rodrigues Alves, a prefeitura preparou uma festa com a Banda Biz e a Banda de Música da Igreja Assembleia Deus. Os casais e seus convidados comemoraram a beira das piscinas do Parque Municipal.
Tribuna do Juruá