Como parte da programação alusiva à Semana em Memória às Vítimas de Acidentes de Trânsito, a Primeira Ciretran realizou neste sábado (15), pela manhã, em Cruzeiro do Sul, uma caminhada com o objetivo de sensibilizar a sociedade para que todos possam contribuir para um trânsito mais segura. A atividade contou com a participação de várias instituições que colaboram com as ações da Companhia de Trânsito e teve a presença de pessoas que perderam membros da família em acidentes de trânsito.
Com a colaboração de empresas de transporte coletivo, de representantes dos taxistas, dos motoristas de transporte alternativo, mototaxistas e outros profissionais do volante, a equipe da Ciretran, acompanhada também de jornalistas e familiares de vítimas de acidentes, caminhou do centro da cidade até o Memorial, localizado na Avenida Coronel Mâncio Lima. No trajeto de pouco mais de 1 quilômetro, os participantes levantaram faixas com frases de reflexão sobre a problemática.
Entre os que caminharam, estava Evanilsa Souza, de 31 anos de idade, que perdeu dois irmãos para a violência no trânsito. “Hoje ainda é muito grande a dor que sentimos e não quero que ninguém passe pelo que minha família já passou. Por isso estou aqui para pedir que todos tenham atenção e é importante que todos possam se conscientizar mais e participar dessas campanhas que são realizadas para promover a paz no trânsito. Isso é muito importante” – disse a mulher que ainda se emociona ao lembrar-se da morte de um irmão, vítima de um acidente em uma motocicleta em 2000, e de outro que também sofreu um acidente de moto, em outubro deste ano.
“A partir da mobilização, eu acho que começamos a despertar nas pessoas um sentimento da realidade. Então essa caminhada de hoje nos optamos por fazer de forma silenciosa, até em respeito às vítimas desta semana. O importante é que percebemos que mesmo aquelas pessoas que não participam diretamente, elas leiam as faixas, observam o ato e fazem uma reflexão” – ressaltou Valdecir Dantas, coordenador da Primeira Ciretran.
A caminhada pela paz no trânsito foi encerrada com um minuto de silêncio, como forma de respeito a todos que perderam a vida em acidentes. De janeiro até agora dez pessoas perderam a vida no trânsito de Cruzeiro do Sul. Só esta semana aconteceram dois acidentes com vítimas fatais.
Tribuna do Juruá