Após terem sido adiadas por duas vezes, enfim, as aulas das escolas públicas estaduais de Cruzeiro Sul começaram. Nesta segunda-feira (16) as maiores escolas da cidade abriram as portas para receber os alunos. Mesmo com o atraso, a coordenação de educação acredita que não haverá prejuízos para o ano letivo.
Mais de 17 mil alunos voltaram compareceram para o primeiro dia de aulas nas escolas estaduais. Mesmo ainda faltando alguns professores para preencher o quadro, todas as 78 unidades de ensino iniciaram o ano letivo nesta segunda. São 25 escolas na zona urbana e 53 na zona rural do município.
De acordo com Charles André Cavalcante, o coordenador da SEE, apenas 15 professores de pedagogia precisam ser contratados para fechar o quadro. A secretaria já fez duas chamadas de um concurso provisório, mas ainda não conseguiu o número suficiente de pedagogos.
“Aguardamos agora a publicação de uma terceira chamada que deve sair breve, para que possamos concluir esse processo. Mas isso não comprometeu o início do ano letivo que, apesar dos atrasos, teve início de forma muito tranquila” – afirmou Cavalcante.
Com o início das aulas, o trânsito em Cruzeiro do Sul foi intenso nos horários de entrada e saída dos estudantes. Pela manhã, alguns pais tiveram que passar quase uma hora na fila para deixar os filhos no Instituto Santa Terezinha. Em à escola São José também houve congestionamento.
Tribuna do Juruá