A Associação de Pais e Amigos dos Dependentes Químicos (Apadeq) inaugurou na ultima quinta-feira (04) mais uma parte da estrutura da instituição. Uma guarita e uma cerca foram construídas no local para oferecer mais segurança para os internos. A Apadeq recebeu a colaboração de órgão parceiros para o desenvolvimento do projeto.
A juíza Ana Paula Sabóia, em companhia da mãe e da prima, o juiz Alex Oivana e a delegada Carla Ivane de Brito participaram da solenidade de inauguração. Os internos apresentaram louvores para os convidados e em seguida ouviram o pronunciamento dos participantes. Para a delegada Carla Ivane de Brito, o local apresenta uma estrutura incomparável.
“Nós verificamos que é um trabalho excelente, exemplar, que deveria ser copiado por muitos estados e municípios, e também deveria receber mais incentivos. Nós podemos ver que já existe uma parceria com o poder judiciário, parceria de alguns comerciantes locais, e eu pude ver com meus próprios olhos como esse local reintegra pessoas, homens, que antes eram rejeitados pela sociedade, que estavam cometendo atos ilícitos, estavam violando suas famílias, e hoje tem a oportunidade de saírem renovados e reconstruindo seus laços familiares. Então nós vemos o grande exemplo que a Apadeq tem com seu presidente o Branco, como ele recebe e cuida dessas pessoas e como essas pessoas o tem como parte da família. Nós podemos verificar que muitos não vieram pelo amor, mas pela dor, e aqui aacabam encontrando o amor por si mesmo, pela mulher, pelo próximo, enfim”, falou a delegada.
O juiz Alex Oivana também considera a estrutura da Apadeq uma das melhores do país relacionado ao tratamento de dependentes químicos, enfatizando a importância da parceria do poder judiciário com o órgão.
“Essa é uma instituição muito estruturada e realmente tem toda condição de recuperar os dependentes químicos, e eu espero que continue tendo muito sucesso para que essas pessoas sejam realmente recuperadas e recuperem as famílias delas, para que não reincidam e não voltem ao sistema”, relatou.
Cruzeiro Moto Center, Construacre, Supermercado Cameli, Fermáquinas e Poder Judiciário foram os principais parceiros para a construção dessa nova estrutura. O presidente da Apadeq, Raimundo Felíico, o Branco, não deixa de enfatizar a importância da parceria do Poder Judiciário e do Ministério Público, nas pessoas dos promotores Drº Iversson e Washigton, e dos juízes Drº Hugo, Ana Paula Sabóia e os demais.
“Nem diria somente a ampliação que aconteceu, mas todas as conquistas que a instituição teve ao longo de 2014. À cerca do judiciário toda contribuição que ele estende a nossa instituição é um sentimento de inclusão social pensando sempre nas pessoas, mas isso se dar pelo reconhecimento que a próprio judiciário tem pelos feitos da Apadeq, em prol do beneficio social e de toda sociedade cruzeirense. A conquista maior foi nós termos a felicidade de obtermos a recuperação de dezenas de famílias ao longo de 2014, esse é o presente maior. Dezenas de pais, cidadão, não vão mais migrar para as drogas porque foram devidamente reabilitados, reeducados e orientados pelo período de nove meses sendo trabalhado etapa por etapa. Algo importantíssimo também em 2014 foi a prevenção nas escolas, que nos á temos ao longo dos anos. O termino de um ano é um momento festivo que se comemora a data magna da cristandade, o Natal, que não é 25 de dezembro somente, são todos os dias, que significa Cristo nascer no coração de cada um e de cada família. Ao longo de 2014 Deus nasceu no coração de inúmeras famílias que estavam as margens da sociedade, devido o uso de drogas. E eu agradeço primeiramente a Deus e segundo aqueles que ele envia para se habilitar e se engajar nessa luta, que é a prefeitura, o Poder Judiciário, Fermaquinas, Cruzeiro Moto Center, Construacre e Supermercado Cameli. Que o espírito de Deus e a luz do natal possam esta radiando no coração de todas as famílias cruzeirenses.
Assessoria