Uma semana após anunciar que as aulas das escolas estaduais, em Cruzeiro do Sul, teriam início nesta segunda-feira (02), a Coordenação da Secretaria de Estado de Educação, decidiu adiar a abertura do ano letivo. A alteração no calendário escolar de 2015 se deve ao fato de que, a SEE ainda não contratou o número de servidores suficiente para preencher o quadro funcional de todas as unidades de ensino.
Pelo menos 25% das vagas de professores das escolas estaduais de Cruzeiro do Sul ainda não foram preenchidas. A secretaria já concluiu o processo de lotação dos servidores permanentes, convocou todos os aprovados no concurso temporário e precisa contratar professores através de análise de currículo para várias disciplinas. Segundo os gestores, faltam também servidores de apoio.
Segundo o coordenador, Charles André Cavalcante, o processo para a contração de servidores é feito obedecendo às normas da Secretaria, o que faz com que leve certo tempo para ser concluído. Por isso, não foi possível fechar o processo de lotação a tempo, para que as aulas não tivessem início na próxima semana.
Durante uma reunião realizada nesta sexta-feira (27), com os diretores das unidades de ensino, a coordenação da secretaria decidiu pela mudança da data para o dia 09 de março. Segundo Charles André, o período de uma semana é suficiente para concluir todo processo de lotação.
Tribuna do Juruá