Candidatos que fazem investidura, em Cruzeiro do Sul, para a retirada da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), agora terão que realizar as provas teóricas diretamente em um computador. O novo sistema foi implantado esta semana e permite que os exames sejam realizados de forma digital.
O candidato não precisa ter conhecimentos em informática para realizar as provas. O sistema digital possibilita que o usuário responda todas as questões através de toque na tela e, mesmo sendo de fácil manuseio, antes de realizar o exame, o candidato recebe orientações dos monitores para fazer a prova com segurança.
De acordo com o gerente da Primeira Ciretran, Valdecir Dantas, apesar os sistema já está sendo utilizado, as mudanças vão acontecer gradativamente para evitar transtornos. Nesse sentido, os candidatos que tiveram provas agendadas anteriormente, deverão realizá-las nos moldes que funcionavam até então. Em questionários de papel com o preenchimento de gabaritos.
“Só a partir de agora estamos agendando todas as provas para o novo sistema” – disse Dantas.
Vantagens
A realização das provas de forma digital tem inúmeras vantagens. A primeira delas é que o candidato a motorista que levava um prazo de quinze dias para ter o resultado dos exames, agora tem a informação, se foi aprovado ou não, imediatamente. A segurança é outro ponto fundamental da mudança. O novo sistema evita qualquer violação na realização dos exames, pois cada candidato será identificado através de impressões digitais. Outro fator positivo é que agora é possível escolher o dia e o horário para realizar a prova, antes os teste só eram aplicados na Ciretran de Cruzeiro do Sul, uma vez a cada semana.
Tribuna do Juruá – Mazinho Rogério