A solenidade aconteceu nesta quinta-feira, 26, no auditório do Núcleo da SEE em Cruzeiro do Sul
Assim como todos os anos, o Acre tem participação significativa nesse projeto promovido pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) e pelo Ministério da Educação (MEC), realizada pelo Impa, com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), com algumas ações apoiadas pelo CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico). Em Cruzeiro do Sul, um das escolas que novamente recebeu premiações foi a São José.
Os alunos vencedores são contemplados com uma bolsa de iniciação científica no período de um ano, com bolsa de R$ 100, e ainda participa de estágio com duração de 10 meses com material e professores preparados pela OBMEP.
Além dos alunos, escola e professores também são premiados. Para a coordenação de educação esta é mais uma forma de reconhecer o excelente trabalho que vem sendo feito na rede pública de ensino.
A iniciativa ao longo dos anos vêm mostrando a importância da matemática para o futuro dos jovens e para o desenvolvimento do Brasil, além de ser um momento único para os grandes vencedores.
Iniciada desde 2005, a OBMEP é um projeto que visa empregar competições matemáticas como veículos para estímulo e a melhoria do ensino de Matemática destinado a todos os estudantes dos Ensinos Fundamental (a partir do 6ª ano) e Médio das escolas públicas de todo o Brasil, além de contribuir para a descoberta precoce de talentos para as Ciências em geral.
Tribuna do Juruá – Dayana Maia