São apenas três meses de gestão que já somam inúmeros benefícios voltados para área da saúde. Na manhã desta segunda-feira (03), o prefeito de Cruzeiro do Sul Ilderlei Cordeiro, acompanhado do vice, Zequinha Lima, inaugurou a Central Única de Medicamentos e a Farmácia Popular, localizadas em frente ao Terminal Rodoviário. Estiveram presentes ainda na solenidade o Senador Gladson Cameli, a Deputada Federal Jéssica Sales, vereadores, secretários municipais, dentre outras autoridades.
De acordo com o secretário municipal de saúde, Edir Clemente, o funcionamento na Central de medicamentos se dará da mesma forma como era nas Unidades Básicas de Saúde. Após a população ser atendida no hospital ou postos de saúde, o paciente fará a retirada dos remédios no novo local. Segundo ele, as farmácias das unidades básicas de saúde serão mantidas na zona rural com a medicação completa, enquanto na zona urbana permanecem apenas os remédios para hipertensos, diabéticos e da saúde da mulher.
“O conselho Federal de Farmácia nos cobrava que tivéssemos um farmacêutico por unidade, então teremos aqui uma equipe para distribuição de medicamento e um farmacêutico, que é o correto. O farmacêutico faz todo um aconselhamento, toda organização e distribuição dos remédios. Essa Central de medicamentos também nos ajudará na compra certa, saber quais são os mais solicitados. É uma forma de ter um controle melhor, explicou o secretário.
A deputada federal Jéssica Sales acompanhou a inauguração e considerou a obra de grande importância para população.
“Essa foi uma das metas do prefeito durante a campanha, e ele está cumprindo com o que se comprometeu, de trazer a Central de Medicamentos para o município. Isso vai fazer a população economizar, e ainda o município terá um maior controle. O prefeito está de parabéns”, destacou a parlamentar.
Esta é a primeira obra inaugurada durante os três primeiros meses da gestão de Ilderlei Cordeiro, mas outros benefícios na área da saúde como a ordem de serviço para construção de uma Unidade Básica de Saúde na Comunidade Simpatia, a reativação do Centro de Diagnóstico, com equipamentos que realizam mais exames, aproximadamente 700 por dia, além de outros dois postos de saúde, que serão inaugurados nos próximos dias na Comunidade Campinas e outro no Liberdade, fazem parte das ações executadas neste período.
“Colocamos essa unidade em um local centralizado, no Centro da cidade, para atender as pessoas de todos os bairros, os que vem da zona rural, que passam para comprar sua alimentação e automaticamente já passam na Central com suas receitas e já pegam o medicamento. É um compromisso que assumimos e estamos realizando hoje, e quem ganha é a população. Colocamos a farmácia popular ao lado, exatamente para dar mais acessibilidade, pois os medicamentos que não são de responsabilidade do poder municipal podem ser comprados ao lado com um preço mais acessível”, enfatizou o prefeito.
Só neste início de ano já foram investidos mais de R$300 mil em medicamentos, além de recursos extras no valor de R$ 100 mil, devido a situação de emergência da enchente, conseguidos pelo prefeito em conversa com o ministro da saúde Ricardo Barros.
Após a solenidade de inauguração da Central de Medicamentos, o prefeito Ilderlei Cordeiro, acompanhado do Senador Gladson Cameli, do deputado federal Major Rocha e da deputada federal Jéssica Sales, visitou as dependências do Navio Drº Montenegro, à convite do Almirante Luiz Hecht. O navio deve voltar para Manaus no dia 10 de abril.
Assessoria