O SENAI – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, formou mais 3 turmas em Cruzeiro do Sul. A formatura aconteceu na nova sede do SESI/SENAI em solenidade realizada com a presença de autoridades locais. Oitenta e seis alunos receberam o certificado de conclusão de cursos da Aprendizagem Industrial: Auxiliar Administrativo (468 h), Auxiliar em Logística Industrial (798 h) e Auxiliar de Obras de Edificação (532 h). A partir da formatura todos estão habilitados a trabalhar nos mais variados ramos da administração, construção civil e empresas que tenham setor de almoxarifados que trabalhem com distribuição e controle de estoque.
De acordo com Geani Farias Diretora de Educação do SENAI a partir de agora o município ganha uma força de trabalho mais especializada, capacitada para trabalhar em várias áreas e conclama aos empresários que não exijam experiência desses novos profissionais que apesar de qualificados para o trabalho ainda irão construir sua própria identidade no exercício de suas funções. “Eles tiveram toda uma parte prática dentro do SENAI, mas não é a mesma coisa de você estar atuando no mercado de trabalho. Que as empresas estejam sensíveis a dar oportunidade de trabalho a esses jovens, eles tem uma boa formação teórica e prática, porque nós fizemos varias atividades práticas e pra eles é uma oportunidade muito grande de acessar o primeiro emprego”, ressaltou a diretora.
A formanda Bianca Oliveira está bastante motivada para ingressar no mercado em busca de realização pessoal. “Eu me sinto muito feliz porque agora eu estou apta a entrar no mercado de trabalho. Hoje está difícil a gente conseguir uma vaga, apesar de ainda ter vagas. Depende muito da qualificação do candidato. O SENAI é algo muito valioso que aconteceu aqui em Cruzeiro, principalmente porque a maioria das pessoas que precisava de qualificação não tinha condições de pagar a mensalidade de um curso. Foi realmente uma grande conquista para o Juruá”, afirmou ela.
Um dos instrutores dos cursos Clerisson Silva de Macedo, que já atua no SENAI há 10 anos, falou do apoio recebido da prefeitura e do aproveitamento dos alunos nos cursos aplicados. “É um momento assim, inexplicável. Com essa parceria da Prefeitura e o SENAI a gente pode hoje atuar em nosso município com essa estrutura e essa escola belíssima, moderna. É uma felicidade muito grande a gente estar formando esses primeiros alunos aqui nessa nova unidade. A nossa emoção maior é saber que esses jovens já estão sendo absorvidos pelo mercado de trabalho”, destacou.
A parceria entre SESI e Prefeitura de Cruzeiro do Sul, visa dar oportunidade aos trabalhadores do comércio e pessoas da comunidade. O prefeito Vagner Sales lembrou que esta era uma das metas de sua administração: trazer de forma definitiva o sistema indústria para Cruzeiro do Sul. Foi em sua gestão que a Prefeitura disponibilizou inicialmente o Centro Comunitário do Bairro Copacabana e cursos em diversas áreas começaram a ser oferecidos. Com o interesse da Federação das Indústrias do Acre (FIEAC) em construir a unidade integrada SESI/SENAI em Cruzeiro do Sul, foi feita, então, a doação da área do antigo estádio Gião, com autorização da Câmara de Vereadores. Sales falou da importância de sonhar e realizar os sonhos que se tem. “Quando jovem, por mais pobre que sejamos a gente fica imaginando em conquistar uma profissão, e, às vezes, os nossos pais têm planos superiores aos nossos. E nem sempre os sonhos dos pais se concretizam, porque nem sempre fazemos a nossa parte na condição de filho. Mas o jovem não pode deixar de sonhar. E hoje é um sonho meu que também se realiza de ver esses jovens se formando, conquistando uma profissão e entrando no mercado de trabalho. Esse era o nosso pensamento quando firmamos essa parceria para construir a unidade integrada SESI/SENAI em Cruzeiro do Sul”, destacou o prefeito.