A Policia Civil, através da Delegacia Especializada no Atendimento da Mulher (Deam), deflagrou na última sexta-feira (28) a Operação Colombina. Durante a Operação foram dados cumprimentos a cinco mandados de prisão em desfavor de acusados de descumprirem medidas protetivas.
Antonio Ueslen dos Reis Ramos, Paulo Sergio da Silva Rocha, Geovanio Silva Feitosa, Francisco Euclides de Assis e Agnaldo Batista da Silva foram presos durante a operação acusados de descumprirem as ordens judiciais de manter distância das mulheres que já haviam agredido anteriormente.
A Operação teve como objetivo garantir a ordem pública e a segurança das vítimas.“Nós representamos pelas prisões preventivas dos conduzidos em razão do descumprimento de medidas protetivas,e de outras situações envolvendo violência doméstica de maior gravidade. As vítimas compareceram na delegacia, algumas informando que já tinham medidas protetivas, que garante que o agressor não se aproxime mais delas e não mantenham nenhum contato, então essas vitimas denunciaram que essas medidas decretadas pelas autoridades judiciárias não estavam sendo cumpridas, sendo algumas delas ameaçadas. O comando de proibição de conduta de não se aproximar estava sendo descumprido pelos agressores”, explicou a delegada Carla Ivane de Brito, responsável pela operação.
Dois dos envolvidos desobedeceram as medidas ameaçando as ex-companheiras. Outros dois dos presos estavam envolvidos com casos de maior gravidade como disparo de arma de fogo. E o quinto envolvido foi preso em flagrante ateando fogo em um móvel da casa da ex-esposa, e a ameaçando fortemente.
Entre as exigências estipuladas na medida protetiva à serem cumpridas pelo agressor estão: o afastamento do lar, uma determinação de distância mínima a manter da vítima, não manter contato por nenhum tipo de comunicação, e outras medidas ligadas à Lei Maria da Penha.
“O descumprimento dessa ordem judicial, das medidas protetivas de urgência, como são chamadas as medidas estabelecidas na Lei 11.340, de 2006, esse descumprimento pode acarretar a decretação de prisão como foi o caso que aconteceu com alguns desses conduzidos que foram presos na presente data em razão da nossa operação”, finalizou a delegada ao abordar a importância do cumprimento das medidas.
Todos os presos foram encaminhados ainda na noite de sexta-feira para Unidade Penitenciária Manoel Nery da Silva.
Tribuna do Juruá – Vanísia Nery