Em pesquisa inédita, Boa Vista constata que consumidor não pensa em juros, mas no valor da parcela
Pesquisa da Boa Vista revisita conceitos consagrados pela observação e pela leitura, ao levar em consideração que o mercado de crédito mudou e precisa avançar de forma sustentável
Ao buscar compreender o atual comportamento dos consumidores brasileiros em relação ao uso do crédito, a Boa Vista Serviços, administradora do SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), constatou em sua recente pesquisa de âmbito nacional e inédita, denominada Endividamento e Inadimplência, Mitos e Verdades, que 30% dos consumidores brasileiros não pensam em juros, mas sim no valor das parcelas, no momento que estão parcelando o pagamento de uma compra.
Para a Boa Vista, a complexidade da composição do valor das parcelas, combinada com o pouco acesso da população à educação financeira leva a acreditar que o consumidor não dá a devida importância a tais variáveis na hora de tomar crédito. Ou melhor, muitas vezes o consumidor avalia as condições que lhe são oferecidas de maneira parcial. Ao serem questionados sobre o que se pensa em primeiro lugar na hora de fazer uma compra a prazo ou um empréstimo, os entrevistados apontaram o valor da parcela como principal critério utilizado (30%), independente da classe. Em segundo lugar estão os juros (22%).
Para ler a Pesquisa Endividamento e Inadimplência – Mitos e Verdades na íntegra acesse: http://www.boavistaservicos.com.br/pesquisa-mercados-2012-endividamento-e-inadimplencia/